Apresentação

No cenário atual do PIBID/UERN, podemos destacar seu crescimento não apenas pela quantidade de subprojetos existentes, que passaram de seis, em 2010, para vinte, em 2012, ou até mesmo porque houve um aumento mais que triplicado na oferta de bolsas pelo Programa no âmbito da Universidade: em dois anos, a quantidade passou de 119 para 393. É salutar o trabalho que vem sendo feito, sobretudo, no que diz respeito à formação acadêmica dos alunos dos cursos de licenciatura participantes do Programa, haja vista todo esse processo formativo contar com a importante colaboração de escolas públicas que apresentam práticas exitosas de ensino. Além de propiciar um contato mais estreito com escolas públicas, onde se pode vivenciar o real da atividade docente, essa parceria, mediada pela política de formação da CAPES, tem multiplicado a produção acadêmica de professores e alunos em diversas frentes de temas e áreas de conhecimento tendo como eixo comum, que articula toda a produção pibidiana, a formação e o trabalho docente. Assim sendo, vale destacar que, além de uma significativa aprendizagem da docência a partir da vivência no processo educativo escolar, o Programa tem gestado uma rica oportunidade de teorização da realidade, fato esse que vem se materializando em artigos diversos cuja culminância tem se dado na sua apresentação em eventos locais, regionais, nacionais e internacionais. Ainda como parte do processo de teorização da realidade na qual vem atuando os pibidianos da UERN, cabe destacar a produção e publicação de um livro que conta com artigos não apenas de professores doutores, mas também, orgulhosamente, de alunos bolsistas de iniciação à docência. É, portanto, ante a produção didático-pedagógica, bibliográfica, artístico-cultural, desportiva e lúdica que tem revestido o processo formativo dos licenciandos bolsistas do PIBID/UERN, bem como dos demais alunos e professores que vêm estudando e problematizando a formação inicial de professores no Brasil, que o PIBID/UERN se debruça sobre a realização do seu II ENCONTRO, cujo tema central se volta para reflexões sobre políticas de formação e o processo de intervenção na realidade escolar.


Modalidades das atividades
Sessão de Comunicação Oral: consiste na apresentação e discussão de trabalhos nos GTs em que o/s proponente/s se inscreveram. Alunos e professores vinculados ao PIBID de outras instituições também podem inscrever trabalhos nessa modalidade.

Salão de Materiais Didático-Pedagógicos: Essa atividade visa divulgar os materiais didático-pedagógicos que vêm sendo produzidos no âmbito do PIBID/UERN,  tendo em vista a qualificação da formação acadêmica dos licenciandos e a melhoria do processo de ensino e aprendizagem nas escolas parceiras.  São exemplos de materiais didático-pedagógicos: cartazes, mapas, blogs, jogos, brinquedos, álbuns, atlas, poesias, contos, dramatizações, práticas de  laboratório, materiais assistivos, etc.

Observação
Por tratar-se de um evento de caráter fundamentalmente avaliativo, as inscrições com apresentação de trabalho estão restritas ao público do PIBID/UERN, bem como integrantes do PIBID de outras IES.